Qual é a importância do síndico em um condomínio ou edifício?
Com a população e a urbanização cada vez maiores, é cada vez mais comum a vida em condomínios, de um edifício ou mais. E, com isso, vem a figura do síndico.
Tal figura, por ser relativamente recente, ainda levanta algumas questões. Suas funções e importância no condomínio ainda são, pelo menos em parte, uma incógnita para muitas pessoas.
O síndico tem uma maior importância quanto maior for o condomínio, uma vez que, quanto maior o condomínio, maior o número de pessoas, e isso aumenta a probabilidade de conflitos e problemas. Além disso, a estrutura também é maior, o que exige maiores cuidados.
A figura do síndico é antes de mais nada, a figura de um gestor. E como tal, deve procurar garantir os interesses comuns do moradores, zelar pela segurança do condomínio, além da preservação e mautenção das áreas comuns.
A familiaridade com normas e leis é parte fundamental quando falamos da importância do síndico em um condomínio. O síndico deve, inclusive, atualizar-se constantemente nesse assunto, evitando assim problemas ou tragédias.
Pode parecer exagerado mencionar tragédias, mas o fato é que é o síndico quem responde por acidentes e fatalidades, caso seja constatado negligência de sua parte. Sim, esse é o tamanho da importância do síndico.
Entre todas as funções do síndico, as que merecem destaque são:
Inspeção da estrutura física do edifício, zelando por sua manutenção. Para isso, é preciso estar atento a sinais de deterioração.
Exigir e verificar a documentação necessária de engenheiros no caso de uma reforma nas dependências.
Executar as manutenções necessárias de tempos em tempos conforme regulamento e necessidade. Um exemplo disso é inspeção de extintores de incêndio quanto a seu abastecimento e validade.
Dar prioridade ao interesse coletivo, respeitar e garantir respeito ao regimento interno, à convenção do condomínio e às leis.
Autor: Ezat