O uso de concreto armado em obras
O concreto armado nada mais é do que um tipo de estrutura que se utiliza de armações feitas com barras de aço, sendo um dos principais materiais da construção civil.
Isso não é à toa, visto que ele é uma mistura de benefícios, como resistência, durabilidade e qualidade. Ideal para prédios, lajes, vigas, blocos e sapatas, o concreto armado é uma solução durável e ao mesmo tempo econômica para a obra. Com tantos benefícios, é comum surgirem dúvidas e interesse nesse tipo de material, e por isso, no artigo de hoje você vai aprender tudo sobre o uso do concreto armado em obras.
O que é o concreto armado e como ele surgiu?
Esse material possui diversos registros de uso na história, sendo que a primeira obra o utilizando é datada em 251 d.C. As primeiras dosagens do concreto armado foram atribuídas ao grande Leonardo da Vinci, mas seu uso e fabricação tornaram-se extremamente famosos a partir do surgimento da fábrica do cimento, em 1824.
Trata-se o concreto armado de uma estrutura: cimento, areia, agregado miúdo ou graúdo (pedra / brita) e água, misturado e com uma armadura de aço por dentro. Outras substâncias podem ser agregadas, como por exemplo, aditivos impermeabilizantes, sílica, retardadores ou aceleradores de secagem, de acordo com as necessidades de cada obra ou elemento estrutural, sendo muito resistente à compressão, sendo que seu projeto é realizado por engenheiros e outros profissionais especializados em cálculo estrutural.
É importante ainda deixar claro que antes de o concreto armado ser escolhido para aquela obra, é preciso realizar o projeto estrutural, a fim de garantir que a melhor estrutura será utilizada para aquela obra específica. A partir disso apenas é que será possível começar o cálculo estrutural do concreto armado. Os projetos estruturais são essenciais para garantir a total segurança da edificação durante e após a construção.
Quais as vantagens do concreto armado?
Veja agora as principais vantagens de utilizar o concreto armado nas obras:
- Alta resistência à compressão em relação a outros materiais;
- Graças à armação, ele suporta boa quantidade de esforços de tração;
- O custo para realizar manutenções é relativamente baixo;
- A estrutura de concreto armado é considerada versátil, visto que pode ser moldada de diferentes maneiras e formatos;
- Quando comparado com estruturas metálicas, o concreto armado não exige mão-de-obra altamente qualificada, o que reduz o custo da obra como um todo;
- Possui boa resistência contra o tempo e o fogo;
- A estrutura de concreto armado é considerada a mais durável em relação a qualquer outro tipo de sistema de construção;
- Alta resistência aos desgastes mecânicos, como choques e vibrações.
Qual a melhor aplicação para o concreto armado?
Não existe uma resposta 100% correta para essa pergunta, visto que desde que haja um bom projeto estrutural e dimensionamento e execução corretos, o concreto armado pode ser usado em diversos casos. Por ser mais flexível e possibilitar adaptações, ele é uma ótima opção para aqueles que desejam construir apartamentos maiores. Em grande parte dos casos, ele é escolhido pelos engenheiros em obras com área superior a 70 m².
Por mais que a estrutura metálica esteja ganhando cada vez mais presença no mercado, ela exige uma logística e profissionais especializados nos processos de execução. Sendo assim, o concreto armado ainda sai na frente, visto que atende a maioria das situações.
Portanto, o concreto armado é um material versátil, econômico e durável, sendo uma ótima opção para diferentes tipos de construções. Contudo, é importante lembrar que antes de escolher esse material, é fundamental realizar o projeto estrutural. Isso porque, é ele quem irá definir o tipo de estrutura ideal para sua construção, garantindo assim maior segurança, efetividade e economia em suas obras. Cálculos e projetos valem um investimento extra de tempo, pois é muito mais trabalhoso e custoso corrigir um problema depois de a obra já terminada do que preveni-lo com a obra em andamento. Além disso, a demolição da estrutura é bastante trabalhosa, uma vez que, dependendo do lugar no qual se constrói, pode configurar um grande problema.
Autor: Ezat