Uso de fibra de carbono para reforço estrutural
Uma solução rápida e eficiente para a correção tanto de patologias de estruturas quanto de problemas advindos de falhas de projeto ou de utilização é o uso de fibra de carbono para reforço estrutural.
A fibra de carbono é leve, pode ser aplicada na forma de tecido ou de lâmina sobre a superfície que se deseja rerforçar. Para isso, basta uma preparação simples, removendo coberturas e desníveis, quando possível. Mas não existe solução mágica, há casos em que a fibra de carbono não é indicada, portanto, um especialista precisa analisar a estrutura e indicar se esta é realmente a melhor alternativa.
O uso de fibra de carbono pode proporcionar a vantagem de agilizar a obra, pois o tempo de solidificação total do material é de 7 dias apenas, bem diferente do concreto, que leva 28 dias para solidificar (atingir sua resistência final). Além disso, leva apenas 24 horas para que o material tenha firmeza o suficiente para receber coberturas dos mais diferentes tipos de material, como argamassa e reboco, por exemplo. Se somarmos todas essas caraterísitcas, podemos ter uma economia de tempo de obra de até 60%.
Especialmente por se tratar de uma alternativa para grandes obras, o uso de fibra de carbono para reforço estrutural deve levar em consideração as tensões de tração que atuem na armadura já construída, assim como as tensões de compressão atuantes no concreto e o reforço já existente, se for o caso.
Por fim, o uso de fibra de carbono para reforço estrutural não sobrecarrega a estrutura, uma vez que o material é de baixa densidade. Mesmo no caso de grandes quantidades, ele agrega pouco peso. Tudo isso faz com o que o uso de fibra de carbono em reformas de grandes estruturas seja o ideal para muitas reformas, principalmente as que requerem agilidade para a correção de um problema estrutural.
É sempre importante lembrar de consultar as normas técnicas anteriormente à construção ou utilização de qualquer material. Para o caso do uso de fibra de carbono para reforço estrutural, deve-se consultar a norma ACI-440 – Fiber-Reinforced Polymer Reinforcement – do American Concrete Institute.
Autor: Ezat