Painéis Fotovoltaicos
A função dos painéis fotovoltaicos é absorver a luz solar e convertê-la em luz elétrica. Com o auxílio do inversor, provendo energia à casa, fábricas, prédios ou condomínios.
Os painéis fotovoltaicos, combinados com o inversor, tornam possível o abastecimento elétrico, que vem direto deles até o quadro de energia. Dessa forma, tomadas, lâmpadas e chuveiros têm sua fonte primária de energia no inversor, para puxarem a eletricidade da rua em um segundo momento. Assim, além de produzirem energia para você, os painéis fotovoltaicos podem também armazenar em baterias a energia extra que produzem, ou até mesmo, dependendo do local, devolver para a rede elétrica, o que deixa a sua conta de luz mais barata.
Para que sejam utilizados os painéis fotovoltaicos, é necessário antes saber a potência que o sistema, em sua totalidade, consegue gerar para suas necessidades sejam devidamente supridas. Para realizar uma medição precisa, deve-se calcular, além do consumo, também a área de instalação, a quantidade de painéis instalados e a incidência solar na região em questão. Não devemos esquecer também que os painéis fotovoltaicos podem ser ajustados em seu ângulo e direção em relação ao sol, para que a absorção de energia seja otimizada. Pode ser interessante utilizar um inversor solar de maior potência, para que seja possível expandir e ajustar o sistema no futuro. Assim, não será preciso que o sistema seja alterado, bastando adicionar painéis fotovoltaicos.
Além disso, não podemos esquecer de possíveis períodos de sombra, do ângulo de incidência das luz solar, bem como a direção em que a placa está apontada. Esses fatores são essenciais para que se calcule o potencial máximo do sistema.
A instalação de painéis fotovoltaicos exige um investimento inicial que é aparentemente alto no início, em especial se estivermos falando de residência. Tal investimento, porém, é pago em pouco tempo com a economia de energia.
É muito importante analisar a cobertura na qual será fixado os painéis para entender se o projeto estrutural da edificação permite este acréscimo de cargas. E o trabalho desenvolvido é um Laudo Estrutural fornecido por um calculista estrutural, para avaliar todos aspectos relevantes e se até mesmo necessitará de reforço estrutural.
Autor: Ezat