Arquiteto e suas funções
Um arquiteto possui diversas funções, isso é fato. Contudo, muitas pessoas acreditam que elas se direcionam apenas às questões estéticas de uma construção, sendo essa uma visão superficial. Essa profissão envolve diversas áreas e é muito dinâmica, por isso, continue lendo esse post para entender as funções de um arquiteto e como ele pode te ajudar nas diversas etapas de sua obra.
O que faz um arquiteto?
O profissional de arquitetura é responsável por criar projetos para casas, edifícios, comércios, restaurantes, escolas, escritórios, etc. Seu principal objetivo é planejar e organizar as áreas internas e/ou externas dos mais diversos tipos de ambiente, atendendo a critérios de estética, conforto, funcionalidade, normas técnicas e legais.
Em uma obra, o arquiteto precisa se comunicar com áreas distintas e responsáveis para então criar um projeto que irá atender as necessidades e desejos do cliente. Além disso, é ele quem irá escolher os tipos de materiais e acabamentos que serão utilizados, considerando a função do imóvel, ventilação, iluminação, organização dos móveis, acústica, manutenção e também os impactos ambientais que a edificação pode acarretar.
Funções de um arquiteto
O arquiteto possui diversas funções e existem algumas atribuições determinantes para tal, como:
- Supervisionar, coordenar, gerir e orientar na parte técnica da construção;
- Realizar estudos de viabilidade técnica e ambiental;
- Elaborar orçamentos;
- Prestar assistência técnica, de consultoria e assessoria para clientes;
- Dirigir obras e serviços técnicos;
- Realizar o desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle da qualidade;
- Ser responsável pela execução, fiscalização e condução da obra, instalação e serviços técnicos;
- Coletar dados, estudar, planejar e então projetar;
- Realizar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;
- Ministrar treinamentos.
Não necessariamente o arquiteto irá realizar todas essas funções de uma única vez e no mesmo projeto, mas são as atividades em que ele pode ser o responsável.
Áreas que o arquiteto pode atuar
Como falado, o profissional pode atuar em diversas áreas e é importante entender quais são elas para poder contratá-lo em sua obra.
Urbanismo: Ele irá projetar regiões, cidades, bairros, áreas livres, etc, sendo responsável por organizar o espaço como um todo. Em grande parte dos casos, ele é contratado por órgãos públicos.
Paisagismo e ambientes: Será responsável por planejar e criar espaços como jardins, praças, fachadas ou jardins residenciais.
Gestão de obras: Além de criar o projeto, o arquiteto irá acompanhar e gerir toda a obra, mantendo a segurança e qualidade da mesma.
Design mobiliário: Não é o mais comum, mas existem arquitetos que trabalham criando o design de móveis ou objetos para compor ambientes.
Restaurações: Sabemos que muitas construções antigas podem estar prejudicadas devido ao tempo, e o arquiteto pode realizar sua restauração. Contudo, nesse caso é importante manter as características originais das edificações.
Projetos 3D: Existem arquitetos que realizam projetos de visualização arquitetônica, sendo necessário softwares específicos para modelagem 3D.
Por que contratar um arquiteto?
Além de otimizar os recursos, contratar um arquiteto irá gerar economia na compra de materiais, deixar seu espaço totalmente funcional, seguro e de acordo com a sua personalidade. Além disso, todos os locais projetados por arquitetos devem considerar a saúde dos usuários, levando em conta fatores como ventilação, iluminação natural e acessibilidade, para assim aumentar sua qualidade de vida.
Contratar um arquiteto é um investimento em seu espaço, visto que ele é um profissional com experiência de mercado e por possuir maior conhecimento irá poder orientar em questões para facilitar todo o processo, como melhores materiais para utilizar. Isso faz com que o gasto seja menor, visto que evita a recompra e consequentemente o retrabalho.
Portanto, o arquiteto é um profissional dinâmico e pode auxiliar em diversas etapas de sua obra, sendo um diferencial para ter uma edificação eficiente, segura, funcional e esteticamente agradável.
Autor: Ezat